Pode analisar o desempenho do seu website utilizando ferramentas gratuitas. Estas ferramentas dão informações sobre o tráfego do seu site e o comportamento da audiência.
1. Google Analytics
A ferramenta mais popular é o Google Analytics, que regista as visitas às páginas e as taxas de conversão.
2. Google Search Console
Da mesma empresa, temos a Consola de Pesquisa Google (Google Search Console), ajuda-o a saber como o seu site surge nos resultados de procura e avisa-o de eventuais erros que possam interferir no desempenho.
3. GTmetrix
O GTmetrix mede a velocidade do seu site e dá instruções para o tornar mais rápido. Um site mais dinâmico deixa os visitantes mais satisfeitos e pode contribuir para a melhor posição nos motores de busca.
4. MozBar
A MozBar é uma extensão do navegador da Moz que presta informações sobre SEO. Disponibiliza métricas de forma imediata sobre qualquer site que visite, tais como propriedade de domínio e dados de ligação. É útil para estudos sobre a concorrência.
5. Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta de SEO multifuncional que ajuda na prospeção de palavras-chave, análise de domínios e sugestões de conteúdos. Ajuda-o a analisar os seus concorrentes e a encontrar palavras-chave para otimizar a visibilidade do seu site.
6. Screaming Frog SEO Spider
O Screaming Frog SEO Spider é um software de desktop que percorre o seu site como um motor de busca. É perfeito para encontrar links quebrados, conteúdo duplicado e outros erros que podem afetar o desempenho do seu site.
7. Hotjar
O Hotjar ajuda-o a descobrir como os utilizadores interagem com o seu site. Dispõe de mapas de atividade, registos de sessões e questionários para otimizar o seu site com base no comportamento do utilizador.
8. HubSpot Website Grader
O HubSpot Website Grader faculta um relatório discriminado sobre o desempenho do seu Web site. Apresenta dados sobre SEO, desempenho, compatibilidade com telemóveis e segurança.
9. Pingdom
O teste de rapidez do site Pingdom permite-lhe avaliar a rapidez com que o seu site é carregado a partir de diferentes locais a uma escala global. Ajuda-o a encontrar e corrigir quaisquer problemas que tornem o seu site mais lento, para que possa otimizar a satisfação dos seus utilizadores.
Concluindo, a utilização eficaz destas ferramentas requer uma estratégia. Mantenha-se atento ao desempenho do seu sítio e utilize os dados para adotar escolhas criteriosas. Com estas ferramentas gratuitas, pode otimizar o seu site e ter sucesso no marketing online.
Se quiser aprender mais sobre Publicidade Paga e SEO, leia o artigo da Ping: