O que é SEM (Search Engine Marketing)?

SEM (Search Engine Marketing) ou, em Português, Marketing de Motores de Pesquisa é uma forma de Marketing Digital que consiste no uso de estratégias pagas para aumentar a visibilidade de um site nas páginas de resultados de um motor de pesquisa (SERPs). No fundo, o SEM são os anúncios pagos dos motores de pesquisa.

Como funciona o SEM?

Imagine que é um cliente à procura de um teclado para o computador – quais palavras irá escrever no seu motor de pesquisa para encontrar um teclado? Provavelmente irá digitar “teclado” ou “teclado para computador” por exemplo, e irá encontrar milhares de resultados de páginas e websites que vendem teclados.

Ora, é neste momento em que o SEM entra – uma empresa que venda teclados pode pagar para que a sua página apareça nos principais resultados quando um utilizador escreve a palavra “teclado” no Google.

No caso de cada negócio, em vez de ser a palavra “teclado”, pode investir em anúncios para as principais palavras da sua empresa – os seus produtos ou serviços, por exemplo.

Diferença entre SEO e SEM

Ao contrário do SEM, o SEO (Optimização para Motores de Pesquisa) não paga para que os anúncios apareçam como resultados de pesquisa nas páginas dos motores de pesquisa – o SEO aposta em conteúdo útil e relevante (textos, imagens, etc.), que leva as páginas para um lugar mais privilegiado nos resultados de pesquisa.

Por sua vez, o SEM paga por, por exemplo, por anúncios e palavras-chave que direcionam a pesquisa de um utilizador para uma página ou conjunto de páginas online. Geralmente, a marca apenas é cobrada quando o usuário clica no anúncio.

Search Engine Marketing

Plataformas de Anúncios de Pesquisa

As plataformas mais comuns e utilizadas para criar anúncios de pesquisa são do Google e do Bing:

  • Google Ads – esta é a plataforma de SEM mais usada mundialmente. Diariamente, são efetuadas milhões de pesquisa por dia na rede do Google e, naturalmente, existe um grande investimento em anúncios nesta plataforma.
  • Bing Ads – este é outro sreviço de publicidade paga para o motor de pesquisa Bing que, por sua vez, possui menos utilizadores e pesquisas do que o Google mas garante chegar a utilizadores que o concorrente não tem.

Search Engine Marketing 

Vantagens do Marketing de Motores de Pesquisa

  • Mensurabilidade – as ferramentas como o Google Ads fornecem informações e relatórios detalhados da evolução da(s) sua(s) campanha(s) para que possa acompanhar e valiar os resultados ao longo do tempo.
  • Segmentação – estas ferramentas permitem criar e organizar anúncios e campanhas de acordo com os seus diferentes públicos-alvo e analisar o comportamento de cada.
  • Pagar por Clique – isto permite que apenas gaste dinheiro quando obtiver resultados, ou seja, a ferramenta só lhe cobra algum valor quando o utilizador clica no seu anúncio.
  • Monitorização em tempo real – estas ferramentas permitem que acompanhe os seus resultados em tempo real, podendo alterar e corrigir as campanhas e anúncios a qualquer momento conforme as suas preferências.
Não sabe por onde começar nas suas campanhas de Pesquisa Paga? Flae com a ping – aqui.

 

Share This
Scroll to Top