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Como fazer uma newsletter que vende

Que as newsletters são um ótimo meio para comunicar diretamente com os nossos fãs, já é algo mais que sabido. Chegar à caixa de correio de centenas ou até milhares de clientes que assumiram previamente o seu interesse em receber novidades da sua marca é uma ótima ferramenta para estabelecer um contacto mais pessoal e gerar conversões.

Aliás, há provas de que o email marketing não só está mais que vivo, como leva a um aumento das vendas. Mas existem alguns elementos-chave que deverá ter em consideração ao desenvolver campanhas de email. A primeira começa antes de sequer pensar na proposta. Acompanhe-nos!

 

1. Chame a atenção do seu cliente

O seu maior inimigo, numa primeira fase, é a relevância do seu email. Antes de pensar na oferta que vai fazer, pense no que é seria interessante para o seu cliente. Que palavras-chave o fariam abrir o email? Qual o tom que quer usar para conversar com ele? O que pensa que se destacaria no meio das centenas de emails que recebe todas as semanas?

Há muitas boas práticas que levam à construção de uma boa newsletter. Seja criativo, trate o seu cliente por tu, seja simples e, acima de tudo, faça-o sentir que tem uma oportunidade única à espera dele. Só depois de termos a sua atenção é que podemos sonhar com uma potencial conversão.

 

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2. Seja concreto na oferta

Atualmente somos bombardeados por publicidade e conteúdo de marcas em media. Para além de pessoas, somos consumidores em full-time e não gostamos de perder tempo a perceber o que nos têm a oferecer. Assim sendo, vá direto ao ponto, explique exatamente o que está a oferecer e porque é que isto interessa ao leitor.

Aproveite e use uma linguagem específica, não deixe espaço para confusões. Ao ler a sua proposta, o cliente tem de pensar em uma de duas coisas: “isto não é para mim” ou “isto interessa-me”. Vai perder alguns clientes pelo caminho, mas de certeza que ganhará muitos ao ter sido concreto na sua oferta.

 

3. Tenha CTAs claros e simples

Um Call to Action (CTA) é uma imagem ou um texto que leva os seus leitores a tomarem uma ação (um exemplo de um CTA pode ser um botão em que se leia a frase “Compre já”). Um bom CTA ajuda a retirar a ambiguidade do seu email e mostra o “caminho” que quer que o seu cliente siga.

Dizer ao cliente o que deseja que ele faça não é rude. Pelo contrário, é útil e ele agradece-lhe. Por isso, ofereça-lhe botões que lhe simplifiquem a vida: “Saiba mais”, “Clique aqui”, “Compre hoje”, “Reserve o seu lugar”, “Compre os seus bilhetes”, “Contacte-nos”, etc. Verá que eles entrarão na dinâmica que propõe sem nenhuma dificuldade.

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4. Analise os dados

Não se esqueça que depois de enviar uma newsletter irá receber de volta os resultados dessa campanha. Não apenas as vendas e os contactos que está a gerar através das newsletters, como também o tráfego que leva para o website, a taxa de atrito (pessoas que cancelaram a newsletter), a taxa de abertura de emails, etc.

Perceba se as pessoas que estão a receber os emails estão de facto a abri-los e a, mais tarde, envolverem-se com o conteúdo que está a partilhar. Esta análise é o que lhe dará os factos necessários para tomar decisões importantes sobre as newsletters, como, por exemplo:

  • A que horas devemos enviar os emails?
  • O quão longos devem ser os emails?
  • Importa o dia da semana em que são enviados?

Outras dicas e ideias

Se os restantes capítulos lhe oferecem uma perspetiva estratégica sobre o email-marketing, é altura de falar sobre algumas táticas que podem melhorar as suas newsletters. Aqui estão outras dicas e ideias que pode utilizar:

  • Adicione animações – Adicionar vídeos e gifs pode tornar o seu email mais digerível. Aproveite para mostrar uma coleção, ideias para usos dos produtos e reviews de outros clientes, por exemplo.
  • Anuncie passatempos – Toda a gente gosta de uma competição amigável, e pode tentar chamar os seus fãs para uma interação com a marca.
  • Use ofertas limitadas – Tente criar uma sensação de urgência no seu leitor, para o incitar a tomar uma decisão o mais depressa possível. Pode dizer, por exemplo, que o stock em causa é limitado, ou que a oferta termina no dia x.
  • A/B testing – Faça duas variações do mesmo email e envie cada uma delas para uma parte dos seus leitores. Veja qual obtém os melhores resultados e envie esse para a restante lista de emails.

Conte com a Ping! Se precisar de um empurrão numa fase inicial pode contar connosco para o ajudarmos a criar uma newsletter que os seus clientes irão adorar. Contacte-nos.

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