sincronização de conteúdos web design

Responsive: o que é e porque precisa de um website assim

O que é o responsive?

Se é a primeira vez que vê o termo “responsive”, nada tema. Neste artigo vamos explicar-lhe o que é, e porque é que o seu negócio precisa desesperadamente de um website assim.

Um website com design responsive é um website que consegue manter a legibilidade do seu conteúdo, ajustando-se ao ecrã do dispositivo móvel em que está a ser visualizado. Tanto o texto como as imagens são adaptadas automaticamente ao ecrã do utilizador que acede a esse website, através da programação do website

Ter um design responsive permite que as pessoas visitem o seu site sempre nas melhores condições: nas condições que você escolher! Pode ver, na imagem abaixo, a diferença entre um design responsive e um design estático. O design estático apresenta o website em telemóvel exatamente como este foi programado para ser visualizado no computador. Já o design responsive adapta o conteúdo para a visualização em telemóvel: reorganiza a informação de forma mais intuitiva; aumenta o tamanho das letras; aumenta o tamanho das imagens, entre outras possibilidades.

 

Ofereça uma melhor experiência aos visitantes do seu site

Em primeiro lugar, você quer que os visitantes do seu website se sintam “em casa” e confortáveis para voltarem quando quiserem. Se alguém visitar o seu website através de um telemóvel e o seu website for estático, então estará a desvirtuar a experiência do seu visitante.

Com textos desalinhados, imagens em tamanhos desproporcionais, com scrolls infinitos… será que voltaria a visitar a um website assim? Tendo em conta que há cada vez mais utilizadores a fazer compras através do telemóvel, tem de prestar a devida atenção a este pequeno grande detalhe.

 

Apareça na primeira página do Google

O Search Engine Optimization (SEO) – Otimização para Motores de Pesquisa, em Português – é um conjunto de estratégias que ajudam as páginas a aparecerem nos primeiros resultados de pesquisas online, por exemplo no Google. Quanto mais acima o seu site estiver, maiores as probabilidades de um potencial cliente o encontrar.

O design responsive desempenha um papel essencial neste processo, pois o Google dá pontos de SEO aos websites com design responsive. Assim, ter um website responsive vai ajudá-lo a estar mais perto da primeira página dos resultados de pesquisa e, por consequência, ser das principais opções oferecidas aos seus clientes e potenciais clientes.

Custa menos e vende mais

Ter um website responsive significa que apenas tem de gerir um único website para diferentes plataformas porque o website se adapta automaticamente ao ecrã do visualizador. Isto significa que, a longo prazo, os seus custos de manutenção são muito menores do que manter duas versões diferentes do seu website para plataformas distintas.

Para além de ter menos custos de manutenção, os websites responsive também têm maiores taxas de conversão. Os visitantes passam mais tempo no seu website, construindo uma relação de confiança consigo e, consequentemente, traduzindo-se em taxas de conversão mais altas.

 

Conclusão

Agora que conhece todas as suas vantagens, já não lhe sobram dúvidas. Não há tempo a perder! Caso ainda não tenha um website responsive, deveria tornar-se a sua prioridade. E não podia estar num lugar mais indicado para tratar do assunto do que na Ping!

Na Ping somos especialistas em desenvolver websites responsive, tal como pode verificar no nosso portefólio. Contacte-nos e peça-nos um orçamento.

E, se ainda não tem um website e não sabe por onde começar, conheça os serviços da Ping aqui. Precisa mesmo de um website para o seu negócio!

Share This
Scroll to Top