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As 7 regras douradas para quem escreve nas redes sociais

Apostar nas redes sociais traz inúmeras vantagens para qualquer empresa. Serve de canal de vendas, ajuda na divulgação da marca e, nos casos de sucesso, na criação de uma comunidade de fãs forte e fiel.

Contudo, para fazer isto acontecer, é preciso seguir aquilo a que chamamos de regras douradas. Regras que deve ter em conta sempre que se prepara para falar com o seu leitor. Regras que nem sempre são para seguir, mas que deve interiorizar, para saber quando as pode e deve quebrar.

Regra nº 1: Conheça o seu leitor melhor que ninguém

Perceba o que os clientes querem do seu negócio e adapte o discurso ao seu público-alvo. Pergunte-se “quais os seus interesses?” e avalie o tipo de publicações que mais lhes chamariam a atenção. Certifique-se de que o tom do discurso condiz com a maneira como o seu público se comporta na rede social em questão, e tente estabelecer uma relação de confiança com ele.

 

Regra nº 2: Fale menos sobre si e mais sobre o leitor

Ninguém gosta de estar com uma pessoa que fala apenas de si mesma. As suas publicações não devem focar-se somente em fazer publicidade ao seu negócio, mas sim em conteúdo relevante, informando e partilhando novas ideias que ajudem a construir a sua marca. Empresas que continuam a monopolizar o diálogo acabam a falar sozinhas.

 

Regra nº 3: Não pareça desesperado

Frases como “por favor siga a nossa página” ou “deixe um gosto” prejudicam a imagem da sua empresa. Tal como no mundo real, a popularidade constrói-se através de ações, com esforço, tempo e prática, e não a pedir que gostem de si. Existem outras maneiras de encorajar o público a seguir a sua página, por exemplo, certificando-se de que existem ícones de redes sociais em cada página do seu website.

 

Regra nº 4: Seja positivo

Já deve ter ouvido dizer que positividade traz mais positividade. E é isso mesmo que tem de fazer quando escreve nas redes sociais. Escreva mais “sins” e menos “nãos”. Mais “soluções” e menos “problemas”. Mais “obrigados” e menos “lamentamos”. Seja positivo, até nas palavras que escolhe!

redes sociais, comunicação

Regra nº 5: Seja seletivo nas partilhas nas redes sociais

Tudo o que publica na internet fica na internet. Assim sendo, bom senso e prudência são chave. Não ceda ao primeiro impulso e considere as consequências daquilo que está prestes a publicar. A melhor forma de gerir uma crise em redes sociais é começando por evitá-la de imediato.

 

Regra nº 6: Mantenha o texto curto e casual

Quando as pessoas fazem scroll nas redes sociais, não é normal abrandarem. Por isso, mantenha o seu texto curto e com uma linguagem direta. O seu objetivo é chamar a atenção e convidar o leitor a interagir consigo, não aborrecê-lo.

 

Regra nº 7: Dê uma voz ao seu público

Atualmente, uma boa estratégia de comunicação é dar a oportunidade aos seus clientes para partilharem as suas opiniões abertamente, de modo a criar um diálogo construtivo, obter feedback e pôr mais pessoas a falar da marca. Por isso, não tenha medo de fazer perguntas. Não se esqueça de que uma conversa se faz a dois.

comunicação

Para terminar…

Esperamos que estas regras lhe sejam úteis na hora de falar com os seus clientes. Não se esqueça de que está a comunicar com outras pessoas e que, no fundo, apenas deve tentar estabelecer uma relação de confiança e de amizade com o seu público.

Se precisar de ajuda para expandir os seus canais de comunicação como, por exemplo através da criação de um website ou de uma newsletter, pode sempre contar com a Ping. Com as nossas skills podemos ajudá-lo a integrar a sua estratégia de comunicação em novas plataformas que lhe permitam a chegar a novos segmentos de mercado para o seu negócio.

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