A tecnologia PageSpeed Insights da Google apoia os responsáveis pelos sites na análise e otimização do desempenho das páginas. Disponibiliza dados relevantes sobre a velocidade de execução das páginas Web e sugere acções de otimização para melhorar a experiência do utilizador. Apresentamos em seguida algumas sugestões para otimizar as suas PageSpeed Insights de modo a obter os melhores resultados:
- Para obter resultados optimizados com o PageSpeed Insights, centre-se na redução do tempo de resposta do servidor, utilizando um alojamento eficiente e optimizando o código do site.
- Assegurar o alojamento em cache do navegador, utilizando-o para memorizar localmente ficheiros estáticos no dispositivo do utilizador, reduzindo assim a necessidade de os recuperar a cada visita. Isto tem o poder de reduzir consideravelmente os tempos de carregamento para utilizadores frequentes.
- Aperfeiçoe a imagem: Reduza o tamanho dos ficheiros e as suas dimensões, mantendo a qualidade elevada. Utilize software como o Photoshop ou plataformas online para o conseguir e utilize formatos de imagem avançados como o WebP para uma melhor compressão.
- Compacte seu código: Reduza os seus ficheiros HTML, CSS e JavaScript, eliminando caracteres redundantes, espaços e comentários. Isto reduzirá o tamanho dos ficheiros e otimizará a velocidade de carregamento.
- Corte nos redireccionamentos: Limite ao mínimo o número de redireccionamentos no seu site, dado que cada redireccionamento implica um aumento do tempo de carregamento da página. Sempre que possível, estabeleça uma ligação direta para o destino final.
- Facilite o armazenamento em cache do navegador, através da execução do armazenamento em cache HTTP para guardar recursos no dispositivo do utilizador, tais como imagens, CSS e ficheiros JavaScript. Isto minimiza a necessidade de ir buscar novamente os elementos nas próximas ligações.
- Elimine os filtros que bloqueiam a renderização: Implemente um código para evitar que os ficheiros JavaScript e CSS bloqueiem a apresentação da sua página. Coloque os ficheiros JavaScript na parte inferior da página e utilize métodos de carregamento assíncrono ou diferido.
- Privilegie a visibilidade do conteúdo na parte superior da página: Dê prioridade ao carregamento do conteúdo que é imediatamente visível sem deslocação. Isto garante uma rápida exibição dos elementos mais importantes, beneficiando a experiência do utilizador.
Importa ter em atenção que o PageSpeed Insights é apenas uma das muitas ferramentas disponíveis para otimizar o desempenho do seu site. Dê prioridade à melhoria da experiência do utilizador, minimizando os tempos de carregamento, e teste regularmente o seu site em vários dispositivos e redes para manter um desempenho sólido.