Como registar domínio

O que é um domínio e como escolher um para o meu site?

Um domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. Por outras palavras, um domínio é o “nome” do seu site ou o “caminho” usado para o encontrar na internet.

O seu domínio identifica a sua empresa, o seu site pessoal, o seu blog, permitindo que proteja a sua identidade online.

Pode ser a palavra (ou as palavras) que aparecem antes da extensão ou nos e-mails [email protected]domínio.pt.

Os domínios podem ser registados com diferentes terminações, por exemplo:

.pt
.com
.net
.eu
.org
.com.pt

domínio, escolher domínio, registar domínio, escolher um domínio, registar um domínio, transferir um domínio, criar site, redirecionar um domínio

Associando o seu domínio a um serviço de alojamento, poderá ainda criar endereços de email personalizados, como por exemplo [email protected]. Além de tratarmos do seu domínio, a Ping também oferece serviço de e-mail profissional – veja aqui.

Como escolher um domínio para o meu site?

 

Sendo que existem centenas de milhões de sites online, é fundamental garantir que o seu domínio é bem escolhido para garantir uma forte presença na internet. Tenha em conta algumas considerações ao escolher o domínio para o seu site:

  1. Ser fácil de digitar e memorizar – não deve ser muito longo nem muito complexo;
  2. Evitar número ou caracteres especiais – a não ser que a sua marca inclua esses caracteres, adicioná-los ao seu domínio irá apenas complicar;
  3. Refletir a sua empresa ou marca – pense sobre as ideias/ conceitos que quer ver associados ao seu negócio e procure refleti-los no domínio;
  4. Escolha a extensão certa – existem mais de 900 extensões, por isso deve escolher aquela que for mais adequada para o seu negócio.

Para o ajudar a escolher um domínio para o seu site, considere ainda refletir sobre as palavras-chaves do seu negócio ou marca – além de tornar o seu endereço mais fácil de decorar, esta dica contribui ainda para melhorar a sua estratégia de SEO.

Devo escolher .pt ou .com? Este nome é adequado? A Ping aconselha os seus clientes em todos os momentos de escolha e registo do domínio.

Como transferir um domínio?

 

É também possível transferir um domínio, mas isto estará dependente de onde o mesmo está registado – por exemplo, se quiser transferir um domínio para outra plataforma, deve ir ao respetivo site da entidade onde o domínio está registado, consultar a chave da transferência e inseri-la na entidade para onde o pretende transferir.  Geralmente, é necessária a chave de transferência ou código EPP para poder transferir um domínio, apesar de nem sempre ser necessário.

Se quiser redirecionar um domínio, esta já é uma questão mais técnica que exige conhecimento específico e varia conforme as características do seu alojamento.

 

Como registar um domínio na internet?

 

Se já escolheu o domínio para o seu site, ótimo! Pode verificar no site da Ping se este se encontra disponível aqui. Fale já com a Ping para o aconselharmos em todo o processo de registo de domínio e ainda podemos criar um site à sua medida. Se não estiver disponível, fale com a equipa da Ping para o aconselharmos a escolher o melhor domínio para si.

Conte com a Ping! Se tiver alguma questão, não exite em contactar. Fique a conhecer mais sobre domínios aqui.

Share This
Scroll to Top