Criar uma loja online em Portugal – o que saber?

Nos dias de hoje, com a crescente popularidade da Internet e o avanço tecnológico, é cada vez mais fácil e cómodo comprar e vender online. Com a chegada da pandemia, a mudança para lojas online viu-se ainda mais acelerada, e o comportamento do consumidor mudou – e não há como voltar atrás. Os consumidores estão mais informados e conscientes, e usam os seus computadores, tablets e telemóveis (smartphones) para fazerem compras online.

Se quer dar o próximo passo e investir no seu negócio, a Ping apresenta-lhe algumas informações essenciais para poder refletir na importância de criar uma loja online.

Como são as compras online em Portugal?

Em Portugal, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), estima-se que, em 2020, 45% dos utilizadores de Internet fizeram compras online. E, segundo um estudo da ACEPI/IDC, calcula-se que “o valor do comércio eletrónico B2C (compras realizadas por consumidores portugueses) tenha ultrapassado os 6 mil milhões de euros em 2019”.

criar loja online, loja virtual, loja online

 

Devo criar loja online?

Agora que já conhece um pouco sobre os hábitos dos consumidores Portugueses, a Ping apresenta-lhe alguns dos benefícios em criar uma loja online:

  • Produtos e/ou serviços disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana – com a sua loja online, os seus clientes podem fazer compras a qualquer hora do dia a partir de qualquer lugar, sem estarem dependentes dos tradicionais horários de funcionamento dos serviços físicos;
  • Alargue as suas vendas – naturalmente, uma loja física tem as suas vendas limitadas à zona geográfica onde se encontra, mas a loja online permite-lhe expandir o seu negócio a outro nível e chegar a mais pessoas;
  • Conheça melhor os seus clientes – uma loja virtual permite que conheça melhor os seus atuais e potenciais clientes – quais páginas ou produtos visualizam no site, onde clicam, em que páginas passam mais tempo, etc.;
  • Alcance mais clientes – com uma loja online aliada a uma boa estratégia de otimização de SEO, o seu site poderá aparecer nos principais resultados dos motores de pesquisa (por exemplo, no Google), mostrando o seu negócio a mais pessoas;
  • Personalização – na sua loja virtual é você que decide como quer apresentar os seus produtos ou serviços assim como as palavras o cliente lê. Consequentemente, conseguirá planear melhor as emoções que deseja que o seu cliente sinta ao navegar na sua loja online;
  • Construa a sua imagem de marca – ter uma loja online irá distingui-lo da concorrência pois pode controlar a aparência do site como quiser. A forma como apresenta os seus produtos e/ou serviços é fundamental, e permite que crie confiança e empatia com os seus clientes. Quanto mais o cliente acreditar na sua marca, maior a probabilidade de fazer uma compra e voltar.

criar loja online, loja virtual, loja online

Algumas dicas para criar uma loja virtual

  1. Tenha métodos de pagamento seguros – assim como numa loja física, é fundamental que não exista qualquer problema a nível de pagamentos. Com a Ping tem a garantia de que o seu site e loja online são seguros para os seus clientes e respetivas transações;
  2. Escolha boas fotos para os seus produtos – quando se trata de vender online, os detalhes visuais podem fazer toda a diferença e, por isso, os seus produtos devem ter fotos de boa qualidade;
  3. Descreva bem o seu produto ou serviço – além das imagens, o que o cliente lê é também muito importante – escreva boas descrições esclarecendo todas as eventuais dúvidas e de forma a cativar o cliente à compra;
  4. Tenha o seu stock sempre atualizado – verifique que tem o seu inventário de produtos sempre atualizado para que os seus clientes saibam o que está disponível;
  5. Planeie! É essencial ter um bom plano de negócio para se lançar no mundo online. Se não se sentir pronto, a Ping pode ser o seu braço direito para criar o seu site e loja online.

Para concluir…

Agora que já sabe algumas dicas e vantagens em ter uma loja online, podemos concluir que uma loja virtual oferece várias vantagens aos seus clientese e garantir-lhe-á vantagem competitiva sobre os seus concorrentes que ainda não têm loja online.

Aproveite este momento para dar ao seu cliente aquilo que ele precisa – uma forma mais fácil e rápida de comprar os seus produtos/ serviços!

Pronto para dar o próximo passo para fazer crescer o seu negócio com uma loja online? A Ping tem várias soluções para si – fale connosco!

PS.: A equipa da Ping ainda lhe ensina como usar a sua loja online – aprenda como adicionar/remover produtos, como inserir descontos, formulários, etc. De que está à espera? Estamos prontos para fazer a sua loja online.

Envie-nos mensagem ou ligue para o 707 303 707 ou 226 075 610.

 

criar loja online, loja virtual, loja online

Share This
Scroll to Top