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Carrinhos abandonados na minha Loja Online – o que fazer?

Os seus clientes adicionam os produtos ao carrinho de compras mas não concluem a compra. O que fazer para resolver este problema?

Apesar de, à primeira vista, este fator nem sempre ser tido em conta, o abandono de carrinhos de compra nas lojas online é uma métrica crucial a considerar numa loja online.

O abandono de um carrinho de compras normalmente ocorre quando um cliente inicia um processo de check-out (adiciona itens ao carrinho) mas sai do processo antes de concluir a compra.

Devo preocupar-me com carrinhos abandonados na minha Loja Online?

Em primeiro lugar, sim. Se a sua loja online possui uma alta taxa de abandono de carrinhos é importante atentar a este fator e investigar o que está a acontecer. Reduzir o número de carrinhos abandonados leva diretamente a mais vendas.

Razões para o abandono do carrinho de  compras
  1. Processo de compra ou check-out confuso ou complexo – numa compra online, os clientes querem concluir o processo da forma mais rápida e simples possível. Um processo de checkout complexo pode fazer com que os seus potenciais clientes desistam do processo;
  2. Segurança do pagamento – a maior parte dos clientes é, naturalmente, muito cautelosa com os pagamentos que efetuam online. Se o cliente não se sentir seguro ao fornecer informações pessoais, a compra não será feita;
  3. Falta de métodos de pagamento – hoje em dia, os clientes que compram online concluem as suas compras utilizando os métodos de pagamento que são mais convenientes para eles. Alguns podem estar dispostos a aceitar a sua opção padrão mas, outros, podem preferir os seus métodos (por exemplo, em Portugal, MbWay, Multibanco, etc.);
  4. Obrigatoriedade de criação de conta/ registo – exigir que os seus potenciais clientes criem uma conta obrigatoriamente antes de concluir a compra pode ser uma barreira desnecessária;
  5. Custos inesperados – o choque de custos inesperados ocorre, geralmente, depois de um cliente inserir as informações de envio e descobrir que existem valores adicionais que não previram. Por esta razão, é necessário informar de forma explícita os seus potenciais clientes de todos os custos de compra de um produto ou serviço;

Como reduzir o número de carrinhos de compra abandonados?

  1. Simplifique o processo de compra;
  2. Seja transparente sobre todos os custos;
  3. Forneça opções de check-out para os clientes que não têm conta registada;
  4. Disponibilize suporte ao cliente;
  5. Garanta várias opções de pagamento;
  6. Crie uma política de reembolso e devolução completa e sólida.
Concluindo…

A taxa de abandono dos carrinhos é uma métrica muito importante para a sua loja online, pois está fortemente relacionada com as taxas de conversão dos seus clientes. Uma alta taxa de abandono de um carrinho é um indicador comum de algum atrito ao longo do processo de compra do seu website.

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