Os seus clientes adicionam os produtos ao carrinho de compras mas não concluem a compra. O que fazer para resolver este problema?
Apesar de, à primeira vista, este fator nem sempre ser tido em conta, o abandono de carrinhos de compra nas lojas online é uma métrica crucial a considerar numa loja online.
O abandono de um carrinho de compras normalmente ocorre quando um cliente inicia um processo de check-out (adiciona itens ao carrinho) mas sai do processo antes de concluir a compra.
Devo preocupar-me com carrinhos abandonados na minha Loja Online?
Em primeiro lugar, sim. Se a sua loja online possui uma alta taxa de abandono de carrinhos é importante atentar a este fator e investigar o que está a acontecer. Reduzir o número de carrinhos abandonados leva diretamente a mais vendas.
Razões para o abandono do carrinho de compras
- Processo de compra ou check-out confuso ou complexo – numa compra online, os clientes querem concluir o processo da forma mais rápida e simples possível. Um processo de checkout complexo pode fazer com que os seus potenciais clientes desistam do processo;
- Segurança do pagamento – a maior parte dos clientes é, naturalmente, muito cautelosa com os pagamentos que efetuam online. Se o cliente não se sentir seguro ao fornecer informações pessoais, a compra não será feita;
- Falta de métodos de pagamento – hoje em dia, os clientes que compram online concluem as suas compras utilizando os métodos de pagamento que são mais convenientes para eles. Alguns podem estar dispostos a aceitar a sua opção padrão mas, outros, podem preferir os seus métodos (por exemplo, em Portugal, MbWay, Multibanco, etc.);
- Obrigatoriedade de criação de conta/ registo – exigir que os seus potenciais clientes criem uma conta obrigatoriamente antes de concluir a compra pode ser uma barreira desnecessária;
- Custos inesperados – o choque de custos inesperados ocorre, geralmente, depois de um cliente inserir as informações de envio e descobrir que existem valores adicionais que não previram. Por esta razão, é necessário informar de forma explícita os seus potenciais clientes de todos os custos de compra de um produto ou serviço;
Como reduzir o número de carrinhos de compra abandonados?
- Simplifique o processo de compra;
- Seja transparente sobre todos os custos;
- Forneça opções de check-out para os clientes que não têm conta registada;
- Disponibilize suporte ao cliente;
- Garanta várias opções de pagamento;
- Crie uma política de reembolso e devolução completa e sólida.
Concluindo…
A taxa de abandono dos carrinhos é uma métrica muito importante para a sua loja online, pois está fortemente relacionada com as taxas de conversão dos seus clientes. Uma alta taxa de abandono de um carrinho é um indicador comum de algum atrito ao longo do processo de compra do seu website.
Os websites e lojas online da Ping são desenvolvidos sempre com consideração por todos estes fatores e muitos mais. Quer otimizar a sua loja online?
Fale com a Ping, aqui.