O marketing digital está em constante mudança e a SEO é um fator importante para o desempenho online. Mas como é que se sabe se a sua SEO está a ter resultados? As referências de SEO permitem ver a eficácia da sua estratégia e o efeito que tem no seu website. Estas referências agem como uma orientação, conduzindo-o para os seus objetivos de SEO e permitindo-lhe comparar o seu desempenho com o de outras empresas do seu sector. Ao avaliar as métricas principais, pode ver o desempenho da SEO e ter uma visão clara do futuro.
KPIs de SEO – Tráfego orgânico
Mede a dimensão do tráfego orgânico para o seu site. Segue os visitantes de motores de pesquisa como o Google. Mais tráfego orgânico significa que as suas estratégias estão a funcionar.
Veja em que medida o seu site está posicionado para palavras-chave relevantes no contexto dos seus objetivos comerciais. Não se concentre excessivamente numa palavra-chave, mas é importante acompanhar o seu desempenho. Procure tendências positivas que evidenciam progressos nas posições ao longo do tempo.
A taxa de cliques (CTR) mede o número de utilizadores que clicam no link do seu site nos resultados de pesquisa. Uma CTR (taxa de cliques) elevada significa que os seus meta títulos e descrições são atraentes para os utilizadores e estimulam-nos a visitar o seu site.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição indica quantos utilizadores abandonam o seu site após verem uma página. Uma taxa de rejeição reduzida é excelente na medida em que indica que o seu conteúdo é relevante e mantém os visitantes ligados. A análise das taxas de rejeição pode ajudá-lo a encontrar áreas a melhorar.
A velocidade de carregamento da página é essencial para a experiência do utilizador e para as classificações de pesquisa. Acompanhe e otimize a rapidez de funcionamento da página para agradar aos utilizadores e otimizar a SEO.
Os backlinks são elementos importantes para a reputação do seu site. Obter bons backlinks de sites com reputação ajuda a promover a credibilidade do seu site. Acompanhe o número e a qualidade dos backlinks para ver se as suas estratégia de criação de links está a funcionar. A qualidade é mais importante do que a quantidade quando se trata de backlinks.
A taxa de conversão é a medida mais utilizada para medir o êxito dos seus esforços de SEO. Revela até que medida o tráfego orgânico se converte em resultados de valor, como vendas ou contactos.
Certifique-se de que o seu site é compatível com dispositivos móveis, na medida em que é utilizado por um grande número de utilizadores. O Google posiciona de forma mais favorável os sites otimizados para os dispositivos móveis, o que contribui para o seu SEO.
Tempo de permanência
É o tempo que os visitantes permanecem no seu site depois de clicarem nos resultados da pesquisa. Quanto mais tempo permanecerem, mais os motores de busca consideram o seu conteúdo relevante. Por isso, é essencial ter um conteúdo relevante e informativo para manter os visitantes no seu site durante mais tempo.
Valide a qualidade e a relevância do seu conteúdo. Um conteúdo de qualidade, informativo e cativante atrai os visitantes e estimula-os a explorar mais o seu site.
Conclusão
Os parâmetros de referência de SEO são instrumentos importantes para avaliar os seus esforços de SEO e direcionar a sua estratégia de marketing digital. Ao acompanhar estas métricas, pode ter uma visão do grau de desempenho das suas iniciativas de SEO e tomar decisões fundamentadas em dados para reforçar a sua presença online. Tenha em atenção que a SEO é um processo contínuo que requer uma análise e adaptações contínuas para se posicionar na liderança do domínio digital.