Na complexa batalha dos mercados online, a captação e conversão de clientes exige uma estratégia complexa. Um movimento que atrai os holofotes nesta operação é o remarketing – uma abordagem eficaz que tem como alvo os utilizadores que se relacionaram no passado com a sua marca sem se tornarem efetivamente clientes.
Elenco algumas estratégias que merecem destaque para aperfeiçoar a prática do remarketing no sentido de atrair esses potenciais clientes.
1. Segmentar com precisão
O primeiro passo a dar é segmentar o seu público com base nas suas interacções. Agrupe-os de acordo com as suas ações: clientes que abandonaram durante o processo de registo, de compra ou categorias de produto. Esta abordagem personalizada permite-lhe elaborar anúncios segmentados dirigidos a cada grupo.
2. Escreva mensagens personalizadas
Crie mensagens que despertem o interesse do seu cliente com anúncios que tenham um impacto especial. Aborde as suas preocupações, interesses e necessidades específicas. Utilize os dados recolhidos para criar assunto de interesse, realçar determinadas características ou até oferecer descontos especiais para estimular o interesse.
3. Desempenho dinâmico
Melhore o seu desempenho com anúncios interativos. Estas criações dinâmicas apresentam automaticamente produtos ou serviços pelos quais um utilizador demonstrou interesse. É como dar um incentivo de forma personalizada, assegurando que a experiência do utilizador é agradável e apelativa.
4. Envolva-se com conteúdo útil
Não se limite a enaltecer o seu produto; apresente um conjunto de valores. Partilhe conteúdo esclarecedor – guias de orientação, artigos informativos ou casos de sucesso. Este compromisso mantém a sua marca nos hábitos dos clientes como um parceiro, criando confiança e reforçando a sua relação com a sua empresa.
5. Moderação nas comunicações
É fundamental encontrar o equilíbrio correto. Não bombardeia a sua audiência com demasiado frequência.
6. Incremente o multi-canal
Alargue a sua comunicação a diversos canais. Explore o remarketing multicanal – leve-o para as redes sociais, e-mail ou até mesmo SMS.
Em conclusão, o remarketing é uma oportunidade para recuperar o interesse, cativar e converter. Ao segmentar, criar mensagens personalizadas em diferentes canais, usar conteúdo dinâmico, está a criar o processo necessário para atrair, recuperar e converter clientes.
Se quiser aprender mais sobre Marketing e SEO, leia o artigo da Ping:
Quer conhecer mais dicas para melhorar o seu Website e/ou estratégia de Marketing Digital? Fale com a Ping, aqui.