Já ouviu falar das letrinhas “SEO” mas ainda não sabe bem o que é? Nada tema, neste artigo vamos explicar-lhe finalmente o que é SEO e porque é que ouve tanto falar disto.
O que é SEO?
O acrónimo SEO significa, em Inglês “Search Engine Optimization” ou, por outras palavras, “Otimização para Motores de Pesquisa“. De forma mais simples, o SEO representa o processo de melhorar um website para aumentar a sua visibilidade quando as pessoas pesquisarem por produtos ou serviços relacionados ao seu negócio no Google, Bing e outros motores de pesquisa. Representa um conjunto de práticas destinas a melhorar a aparência e o posicionamento das páginas do seu site nos resultados de pesquisa.
Como funciona o SEO?
Os motores de pesquisa como o Google e o Bing utilizam ferramentas próprias para analisar as páginas da web, e recolhem informações das mesmas organizando-as por um índice. Por sua vez, existem algoritmos que analisam estas páginas do índice, e avaliam-nas conforme os seus parâmetros de avaliação.
Qual a importância do SEO?
De forma simples e direta, quanto melhor for a posição da página ou conjuntos de páginas de um website nos motores de pesquisa, mais visitantes e mais tráfego esse website terá.
Desta forma, se o seu site tiver um bom SEO, a sua visibilidade aumentará, o que irá permitir aos seus potenciais clientes encontrarem o seu website de forma mais rápida.
Qual a diferença entre SEO e publicidade paga?
A principal diferença entre estes dois aspetos é que o SEO envolve os resultados de pesquisa orgânicos enquanto que a publicidade paga, como o nome indica, consiste no ato de pagar para aparecer nos resultados. Um exemplo de publicidade paga são os anúncios do Google Ads, que permitem que o utilizador defina e um valor monetário para cada keyword em que quer investir.
Ao contrário dos anúncios pagos, não é possível pagar aos motores de pesquisa para melhorar os resultados da pesquisa orgânica – este é um trabalho a ser desenvolvido por um especialista, que irá desenvolver e/ou analisar as páginas de um website conforme as melhores normas de SEO.
Quer saber como pode otimizar o seu site e melhorar os seus resultados? Fale com a Ping – aqui.